Fatores de risco relacionados à saúde em jogadores de futebol de Várzea da categoria Máster de Porto Alegre
Resumo
A partir de 2012, passa a integrar o Campeonato Municipal de Futebol de Várzea de Porto Alegre a categoria Máster (jogadores acima de 48 anos). Esta faixa etária exige que os cuidados relacionados à saúde sejam intensificados, visto que o corpo humano passa a ser mais suscetível a doenças e lesões. Este artigo tem como objetivo verificar se os jogadores que atuam na categoria máster do referido campeonato estão submetidos a algum fator de risco relacionado à saúde quando da disputa da referida competição. Foi aplicado o Questionário de Prontidão para Atividade Física -PAR-Q em 12 jogadores que participam da competição. Os resultados obtidos comprovam que 83,3% dos jogadores que responderam ao questionário apresentam algum fator de risco relacionado à saúde e que, desta forma, necessitam de avaliação médica prévia
Referências
-American College of Sports Medicine. Guidelines for exercise testing and exercise prescription. 6ª ed. Philadelphia. Lippencott, Williams & Wilkins. 2000.
-Carvalho, T.D.; Nóbrega, A.C.L.; Lazzoli, J.K.; Magni, J.R.T.; Rezende, L.; Drummund, F.A.; Oliveira, M.A.B.; De Rose, E.H.; Araújo, C.G.S.; Teixiera, J.A.C. Revista Brasileira de Medicina Esporte. Vol. 2. Núm. 4. 1996.
-Damo, A. S. Monopólio estético e diversidade configuracional no futebol brasileiro. Revista Movimento. Porto Alegre. Núm. 2. 2003.
-Stigger, M. P. Futebol de Veteranos: um estudo etnográfico sobre o esporte no cotidiano urbano. Revista Movimento. Porto Alegre. Núm. 7. 1997.
-Thomas J.R.; Nelson, J.K. Métodos de pesquisa em atividade física. 3ª edição. Artmed. Porto Alegre. 2002.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem ao periódico o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citaçõo do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).