Influência do treinamento de futsal na composição corporal e na potência de membros inferiores em atletas do sexo feminino

  • Graciele Ferreira de Ferreira Grupo de Estudos em Futsal da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), Pelotas-RS
  • Márcia Morschbacher Grupo de Estudos em Futsal da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), Pelotas-RS
  • Maurí­cio Lobo Giusti Grupo de Estudos em Futsal da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), Pelotas-RS
  • Gabriela Barreto David Grupo de Estudos em Futsal da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), Pelotas-RS
  • Mariana Otero Xavier Grupo de Estudos em Futsal da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), Pelotas-RS
  • Mariane de Sá Britto Morales Grupo de Estudos em Futsal da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), Pelotas-RS
  • Ravena Swoboda Antunez Grupo de Estudos em Futsal da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), Pelotas-RS
Palavras-chave: Composição corporal, Treinamento, Potência muscular, Futsal feminino

Resumo

O objetivo do presente estudo é verificar os efeitos do treinamento de futsal na composição corporal e na potência (força explosiva) de membros inferiores em atletas do sexo feminino. Trata-se deuma pesquisa descritiva, através da qual foi utilizado dado coletadono início e no final da temporada de treinos de 2011. A amostra foi composta por 16 atletas (n=16) do sexo feminino, categoria adulta, da Universidade Católica de Pelotas, participante do Campeonato Estadual. O treinamento sistematizado teve duração de oito meses com média de cinco sessões semanais. As sessões de treinamento aplicadas tinham a média de tempo de 90 minutos, sendo que a intensidade e o volume de treinamento variavam de acordo com a programação dos jogos. A média inicial foide 240,5±15,93 no teste de potência de membros inferiores. Após o treinamento, as atletas apresentaram melhora no salto atingindo a média geral de 243,57cm ±11,50. Em relação ao percentual de gordura no primeiro mês a média foi de 23,23±8,86e, ao final, a média obtida foi de 19,79±6,62 havendo uma redução do percentual de gordura. Verificou-se que o treinamento foi favorável a melhoria do percentual de gordura ideal e da potência muscular de membros inferiores das atletas de futsal feminino. Das variáveis estudadas e a relação que ambas tem com a melhora do desempenho esportivo, identificou-se que são poucos os estudos disponíveis na literatura referentes ao futsal feminino, sendo esta uma temática ainda aser explorada

Referências

-Altimari, L. R.; e colaboradores. Efeitos do treinamento de futsal sobre o desempenho motor em atividades predominantemente aeróbias e anaeróbias. Revista Treinamento Desportivo. Curitiba. Vol. 4. Núm. 3. p. 23-28, 1999.

-Balikian, P.; e colaboradores. Consumo máximo de oxigênio e limiar anaeróbio de jogadores de futebol: comparação entre as diferentes posições. Revista Brasileira de Medicina do Esporte. Vol. 8. Núm. 2. p. 32-36.2002.

-Barbanti, V. J. Dicionário de educação física e esporte. 2ª edição. São Paulo. Manole. 2003.

-Campeiz, J. M.; Oliveira, P. R. Análise comparativa de variáveis antropométricas e anaeróbicas de futebolistas profissionais, juniores e juvenis. Movimento & Percepção, Espírito Santo do Pinhal. Vol. 6. Núm. 8. p. 58-84. 2006.

-Carnaval, P.E. Medidas e avaliações em ciências do esporte. 6ªedição. Rio de Janeiro. Sprint. 2004.

-Cetolin, T.; Foza, V. Periodização no Futsal: descrição da utilização da metodologia de treinamento baseada nas cargas seletivas. Brazilian Journal of Biomotricity. Vol. 4. Núm. 1. p. 24-31. 2009.

-Chagas, M. H.; e colaboradores. Associação entre tempo de reação e de movimento em jogadores de futsal. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte. São Paulo. Vol.19. Núm. 4. p. 269-75. 2005.

-Cyrino, E.S.; e colaboradores. Efeito do treinamento de futsal sobre a composição corporal e desempenho motor de jovens atletas. Revista Brasileira de Ciência e Movimento. Brasília. Vol. 10. Núm. 1. p. 41-46. 2002.

-Goulart, L. F.; e colaboradores. Força isocinética de jogadores de futebol categoria sub-20: comparação entre diferentes posições de jogo. Revista Brasileira de Cineantropometria e Desempenho Humano. Florianópolis. Vol. 9. Núm. 2. p. 165-169. 2007.

-Guedes, D. T. Composição corporal: princípios, técnicas e aplicações. 2ª edição. Londrina. APEF. 1994.

-Belo Júnior, N.A ciência do esporte aplicada ao futsal. Sprint. 1998.

-Nascente, F.H.M.; e colaboradores. Efeitos do treinamento de futsal em atletas juvenis sobre a composição corporal e desenvolvimento da potência dos grupos musculares dos membros inferiores. Revista Brasileira de Futsal e Futebol. São Paulo. Vol. 1.Núm. 1. p. 44-52. 2009.

-Petroski, E.L. Antropometria: técnicas e padronizações. Porto Alegre. Palotti. 1999.

-Ravsio, G.C.; Kemper, C.; Lemos, C. A evolução da potência de membros inferiores em uma equipe de futsal mensurado pelo Teste de Abalakov. EFDeportes, Buenos Aires. Ano 12. Núm. 113. 2007.

Publicado
2012-11-24
Como Citar
Ferreira, G. F. de, Morschbacher, M., Giusti, M. L., David, G. B., Xavier, M. O., Morales, M. de S. B., & Antunez, R. S. (2012). Influência do treinamento de futsal na composição corporal e na potência de membros inferiores em atletas do sexo feminino. RBFF - Revista Brasileira De Futsal E Futebol, 4(13). Recuperado de https://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/153
Seção
Artigos Cientí­ficos - Original