A psicomotricidade como ferramenta da educação fí­sica na educação infantil

  • Mislene Ferreira Santos de Aquino Centro Universitário de Brasí­lia (UniCEUB), Brasí­lia, DF.
  • Rodrigo Alberto Vieira Browne Universidade Católica de Brasí­lia (UCB), Taguatinga, DF.
  • Marcelo Magalhães Sales Universidade Católica de Brasí­lia (UCB), Taguatinga, DF.
  • Renata Aparecida Elias Dantas Universidade de Brasí­lia (UnB) / Centro Universitário de Brasí­lia (UniCEUB), Brasília, DF.
Palavras-chave: Desenvolvimento da criança, Habilidades motoras, Pré-escolar

Resumo

A psicomotricidade é uma ferramenta utilizada pela educação física na educação infantil, pois tem como objetivo colaborar no desenvolvimento da criança em seus aspectos motores, cognitivos e afetivos sociais.Esse desenvolvimento ocorre de maneira gradativa ao longo do seu crescimento e de sua capacidade de se adaptar as necessidades básicas. Quando trabalhada no contexto escolar, as atividades psicomotoras auxiliam no processo de aprendizagem. Através da psicomotricidade é possível desenvolver adequadamente todos os elementos psicomotores, são eles:coordenação motora ampla, coordenação motora fina, lateralidade, equilíbrio, estruturação espacial, orientação temporal, ritmo e esquema corporal. Deste modo, a psicomotricidade precisa ser trabalhada nas aulas de educação física na educação infantil paracontribuir na formação integral e harmoniosa da criança.

Biografia do Autor

Mislene Ferreira Santos de Aquino, Centro Universitário de Brasí­lia (UniCEUB), Brasí­lia, DF.

Licenciada em Educação Fí­sica pelo Centro Universitário de Brasí­lia (UniCEUB), Brasí­lia, DF.

Rodrigo Alberto Vieira Browne, Universidade Católica de Brasí­lia (UCB), Taguatinga, DF.

Estudante de iniciação cientí­fica (PIBIC/CNPq) do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Educação Fí­sica da Universidade Católica de Brasí­lia (UCB).

Marcelo Magalhães Sales, Universidade Católica de Brasí­lia (UCB), Taguatinga, DF.

Mestre em Educação Fí­sica pela Universidade Católica de Brasí­lia (UCB). Doutorando em Educação Fí­sica pela Universidade Católica de Brasí­lia (UCB).

Renata Aparecida Elias Dantas, Universidade de Brasí­lia (UnB) / Centro Universitário de Brasí­lia (UniCEUB), Brasília, DF.

Doutoranda em Ciências da Saúde pela Universidade de Brasí­lia (UnB); Professora Mestre do Centro Universitário de Brasí­lia (UniCEUB), Brasí­lia, DF.

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Publicado
2012-12-21
Como Citar
Aquino, M. F. S. de, Browne, R. A. V., Sales, M. M., & Dantas, R. A. E. (2012). A psicomotricidade como ferramenta da educação fí­sica na educação infantil. RBFF - Revista Brasileira De Futsal E Futebol, 4(14). Recuperado de https://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/145
Seção
Artigos: Edição Especial