Perfil antropométrico da equipe de futsal feminino da Universidade Católica de Pelotas
Resumo
O presente estudo foi realizado de forma descritiva e objetivou determinar o perfil antropométrico das atletas da equipe de futsal feminino da Universidade Católica de Pelotas e como objetivo específico a descrição do perfil antropométrico por posições das atletas, que foram divididas em: goleiras, fixas, alas e pivôs. As variáveis mensuradas foram idade, estatura, peso, percentual de gordura, massa corporal gorda, massa corporal magra e IMC. Os resultados encontrados foram: média geralde idade de 22,56 ± 3,77 anos, média geral de estatura 1,64 ± 7,2cm, massa corporal média de 61,98kg ± 11,41kg, percentual de gordura médio de 19,79% ± 6,62%, média geral de massa corporal gorda de 12,82kg ± 7,35kg, média geral de massa corporal magra de 49,16kg ± 6,16kg e média geral de IMC de 22,77kg/m² ± 3,43kg/m². Nos resultados encontrados de acordo com as posições das atletas foi possível perceber que a maior média de massa corporal, IMC, percentual de gordura e massa gorda se deu na categoria das goleiras. Em contrapartida, as alas apresentaram os menores resultados quando avaliados sob os mesmos índices. E a maior média de estatura ficou na categoria das fixas. A partir da descrição dos resultados encontrados, considera-se pertinente indicar que a caracterização do perfil antropométrico de atletas representa um importante instrumento para o planejamento, acompanhamento e avaliação do processo de treinamento, sempre respeitando as limitações e a realidade de regime de cada equipe.
Referências
-Avelar, A. e colaboradores. Perfil antropométrico e de desempenho motor de atletas paranaenses de futsal de elite. Revista Brasileira de Cineantropometria e Desempenho Humano. 2008.
-Campeizi, J.M.; Oliveira, P.R. Análise comparativa de variáveis antropométricas e anaeróbicas de futebolistas profissionais, juniores e juvenis. Movimento e Percepção, Espírito Santo de Pinhal, Vol. 6, Núm. 8. 2006.
-Green, S. Antropometric and physiological características of South Australian soccer players. Australian Journal of Sciencw and Medicine in Sport, Vol. 4, Núm. 1, p. 3-7, 1992.
-Oliveira, P.R. Periodização contemporânea do treinamento desportivo: modelo das cargas concentradas de força: sua aplicação nos jogos desportivos (basquetebol, futebol de campo, futsal e voleibol) e luta (judô). São Paulo. Phorte, 2008.
-Queiroga,M.R.; Ferreira, S.A.; Romanzini, M. Perfil antropométrico de atletas de futsal feminino de alto nível competitivo conforme a função tática desempenhada no jogo. Revista Brasileira de Cineantropometria de Desempenho Humano. Vol. 7. Núm. 1. p. 30-34. 2005.
-Tenroller, C.A. Futsal: ensino e prática. Canoas. Ed. Ulbra, 2004.
-Tricoli, V.A. A. Análise da potência muscular nos músculos extensores do joelho em jogadores de basquetebol e voleibol do sexo masculino. São Paulo: USP, 1994.
-WHO. Physical status: the use and interpretation of athropometry. Geneva, 1995.
-Vigilância alimentar e nutricional -Sisvan: orientações básicas para a coleta, processamento, análise de dados e informação em serviços de saúde. Brasília. Ministério da Saúde. 2004.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem ao periódico o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citaçõo do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).