Análise das técnicas de goleiro mais utilizadas durante os jogos de futsal feminino JASC 2019
Resumo
O goleiro é o jogador mais importante de uma partida, sem ele um jogo jamais começa, e suas ações podem ser decisivas para o jogo, tanto positivamente quanto negativamente, desta forma, este trabalho teve como objetivo analisar as técnicas de defesa mais utilizadas pelo goleiro durante o jogo em relação aos setores de finalização. Para a realização deste estudo foram analisados 32 jogos de futsal feminino dos Jogos Abertos de Santa Catarina (JASC) 2019. Para a análise do estudo foi utilizado um scout adaptado de D’Ávila e colaboradores (2002), considerando apenas as finalizações que acertaram em gol onde o goleiro realizou alguma defesa, ou tenha sofrido o gol. As técnicas do goleiro foram dividiram em quatro quedas (altas, médias, baixas e com os pés) e quatro outras defesas (sem queda, saída fechando o ângulo, arrastada e cobertura), totalizando oito ações técnicas defensivas.
Referências
-Bolsonaro, J. R. Análise das finalizações na fase final da liga futsal 2012. Revista Brasileira de Futsal e Futebol. São Paulo. Vol. 7. Núm. 24. Edição Suplementar 1. p.148-152. 2015. <http://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/vi ew/276/270>
-Bravo, L.; Oliveira, M. T. Comportamentos táticos no jogo de Futsal: Os Princípios do Jogo. Millenium. Núm. 42. p.127-142. 2012.
-D’Ávila R. C.; e colaboradores. Modelos de comportamento técnico e tático do goleiro de Handebol. In: Greco, P. J. (org) Caderno do goleiro de Handebol. Belo Horizonte. 2002.
-Fonseca, G. M. M. Futsal - treinamento para goleiros 2ª edição. Rio de Janeiro. Sprint. 2001.
-Futline. Futsal feminino - história. 2018. Disponível em: <https://futline.com.br/futsal-feminino>
-Gomes, A. C.; Machado, J. Metodologia e Planejamento na infância e adolescência. Londrina. Midiograf. 2001.
-Gonçalves, M. C. Análise dos gols da segunda fase da liga futsal 2013. Revista Brasileira de Futsal e Futebol. São Paulo. Vol. 7. Núm. 24. Edição Suplementar 1. p.153-157. 2015. Disponível em: <http://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/278/271>
-Irokawa, G. N. F.; Lima, M. R. M.; Soares, V. O. V.; Aburachid, L. M. C.; Souza, P. R. C.; Greco, P. J. Caracterização das circunstâncias e setores de finalização do jogo de futsal: um estudo da fase final da Copa do Mundo - FIFA 2008. Buenos Aires. 2010.
-Léo, L. A. C. Estudo descritivo do nível técnico e tático do goleiro de futsal na copa do mundo de 2008. TCC de Graduação em Educação Física. Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional. Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte. 2010.
-Mutti, D. Futsal: da Iniciação ao Alto Nível. 2ª edição. Phorte. 2003.
-Tenroller, C.A. Futsal ensino e prática. Canoas. Ed. Ulbra. 2004.
-Voser, R. C. Futsal: princípios técnicos e táticos. Rio de Janeiro. Sprint. 2001.
-Kuzen, A.; Schlosser M. W.; Brancher E. A. Análise das técnicas de goleiros mais utilizada durante os jogos de futsal masculino. Universidade Regional de Blumenau. Santa Catarina. Brasil. 2016.
Copyright (c) 2022 Emerson Antonio Brancher, Gustavo Eduardo Leite, Jéssyka Fátima dos Santos, Nubia Nara Slomp
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem ao periódico o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citaçõo do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).